segunda-feira, 24 de junho de 2013

SIED - Simpósito Internacional de Estudos sobre a Deficiência - De 19 a 21 de junho, em São Paulo



O SIED - 1o. Simpósito Internacional de Estudos sobre a Deficiência foi organizado e implementado pelos seguintes órgãos:
  • Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência – órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
  • Diversitas, Núcleo de Estudo das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – FFLCH/USP
  • Programa USP Legal

O seminário foi estruturado em torno de quatro campos temáticos, organizados em quatro Mesas Redondas. São eles: 
  • Corpo, Gênero e Identidade
  • Movimentos Sociais
  • Educação e Comunicação
  • Cidade e Direitos

O evento foi realizado no Hotel Novotel Jaraguá Convention, São Paulo, entre os dias 19 e 21 de junho de 2013. Nos dias 19 e 20, além das mesas redondas, compostas por autoridades no assunto, tanto brasileiros quanto estrangeiros, tivemos sessões coordenadas de comunicação de trabalhos. Os temas destes trabalhos foram variados: vários pós-graduandos mostrando seus projetos de pesquisa, nos mais variados temas: reabilitação baseada na comunidade, blogs de pessoas deficientes, a vida de pais de surdos, acessibilidade em turismo, etc. Houve também participação oficial de uma delegação de  Angola, que lida com seus deficientes físicos devido a sequelas das guerras de independência e civil.



Participar do SIED foi muito importante para alargar meus horizontes, conhecer a realidade das pessoas deficientes no Brasil em outras partes do mundo, como elas tem lutado para fazer valer os seus direitos e como tem se desenvolvido um campo de estudo acadêmico em que elas são protagonistas e não apenas objeto de estudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário