quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cuidado com a pneumonia!

http://www.123rf.com/clipart-vector/sick.html - Acesso em 28 de agosto de 2013

Olá, caros leitores, espero que todos estejam bem.

Pois é, hoje fui ao médico por causa de uma tosse incontrolável e chata e depois de inalações e chapa de raio X nos pulmões recebi a notícia chocante: estou com pneumonia. Nestes 43 anos de vida esta é a primeira vez que isso me acontece. Tratamento: antibiótico, antialérgico (afinal, trabalho numa biblioteca pública, é inevitável que haja pó) e outros remedinhos para tomar via inalação. 


Bom, para previni-los, deixo uma postagem do Doutor Drauzio Varella falando a respeito da pneumonia, afinal, ainda falta quase um mês para o inverno acabar.


http://drauziovarella.com.br/letras/p/pneumonia/ - Acesso em 28 de agosto de 2013


Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Sintomas
* Febre alta;
* Tosse;
* Dor no tórax;
* Alterações da pressão arterial;
* Confusão mental;
* Mal-estar generalizado;
* Falta de ar;
* Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
* Toxemia;
* Prostração.
Fatores de risco
* Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
* Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
* Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
* Resfriados mal cuidados;
* Mudanças bruscas de temperatura.
Diagnóstico
Exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax são recursos essenciais para o diagnóstico das pneumonias.
Tratamento
O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
Recomendações
* Não fume e não beba exageradamente;
* Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
* Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;
* Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Maravilhosos ipês amarelos na Vila Fatima

Domingo ensolarado ... depois do culto na igreja, imagine sair com o sol a pino!!
Nada como mudar de rua e ver o que o bairro tem para mostrar... Estas fotos foram tiradas na rua Hélio Arrelaro, em Vila Fátima.

Foto em diagonal para fazer aparecer os dois ipês






quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Curso do SENAI Gráfica - Encadernador manual de livros

De acordo com email recebido da instituição em 20 de agosto de 2013


Encadernador manual de livros (32h) - R$ 336,00
Sábados: 05/10 a 14/12 das 8h às 12h ou das 13h às 17h | Requisitos de acesso: 14 anos completos e ensino fundamental concluído.

Nos cursos de FIC são pagos e não há processo seletivo, sendo assim, para inscrição é necessário entrar no site da escola:http://grafica.sp.senai.br ou comparecer ao balcão da escola portando cópias ou originais dos seguintes documentos,para simples conferência:

• histórico ou certificado do ensino fundamental
• RG
• CPF
• comprovante de residência
• comprovante do pré-requisito (A comprovação pode ser feita através da carteira de trabalho ou por documento oficial oferecido pela empresa.)

Alunos menores de idade deverão comparecer para matrícula acompanhados por responsável. Além disso todos os prés- requisitos de todos os cursos oferecidos pela Escola devem ser comprovados mediante apresentação de documento original que comprove o pré-requisitos.

O valor dos cursos, podem ser divididos em até 3x no boleto bancário, onde a primeira parcela deve ser paga antes do 1º dia de aula do curso em questão.Os boletos bancários são emitidos após o processo de matrícula, com vencimento na data acordada entre o estudante e a atendente.
 

Horário de funcionamento da recepção:
2ª a 6ª das 8h às 21h
sábados das 8h às 14h

Endereço:
Escola SENAI Theobaldo De Nigris
Rua Bresser, 2315 - Mooca - São Paulo - SP
Tel.: 2797-6333 fax: 2797.6307 

sábado, 17 de agosto de 2013

Primeiras tentativas em papel marmorizado

Preciso dizer que fiz um ótimo uso da semana em que fiquei de licença médica por causa da conjuntivite e aprendi a fazer papel marmorizado.
Assisti a vários vídeoaulas  no YouTube para aprender como se faz (materiais, ferramentas, etc.)
Gostaria de citar algumas fontes, nacionais e estrangeiras:
Obviamente as minhas folhas são bem básicas, nem posso comparar com a arte mostrada nestes links do YouTube, mas com certeza foram muito inspiradoras para mim. Além do que, precisava começar de algum lugar, certo? Este é o caminho do aprendiz.

Veja algumas das minhas folhas:








segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cuidado com a conjuntivite!!

Caros leitores, espero que todos estejam bem.
Comecei a semana com os olhos vermelhos e muito lacrimejantes, visão embaçada e certa vontade de coçar os olhos. Como a minha mãe teve conjuntivite semana passada, corri para o oftalmologista que confirmou a desconfiança. Resultado: afastamento do trabalho por cinco dias. O duro é ouvir de colegas: Boas férias!! Isso é férias?
De qualquer modo, leia o texto abaixo e fique atento: neste inverno o ar está muito seco, o que potencializa o contágio.
Uma ótima semana a todos!!


http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/02/oftalmologista-ensina-como-evitar-e-tratar-conjuntivite.html - Acesso em 12 de agosto de 2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Calendário das Rodas de Leitura Ciclo Culinária


O projeto Roda de Leitura acontece desde 2008 em diferentes pontos da cidade de Guarulhos, visando oferecer aos interessados um programa de leitura e encontros mensais para discussão de obras literárias.
Curadoria e mediação de Lucia Sasaki, bibliotecária.


Ciclo Culinária

Calendário
*****

Lembrando que os endereços dos Espaços parceiros são:
  • Biblioteca Comunitária do Espaço 308: Rua Paschoalina Migliorini, 131 - Ponte Grande - Guarulhos
  • Livraria Nobel no Espaço Novo Mundo: Avenida Salgado Filho, 1453 - Centro - Guarulhos
Se o bom Deus nos permitir, veremo-nos lá!!

*****
2013
Edição em 22 de agosto de 2013 - Novas datas no Espaço Novo Mundo

SETEMBRO
Espaço 308: 14 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 17 (3a.feira, 19h)


GEE, Darien; tradução de Alice Klesck
O pão da amizade
São Paulo, Leya, 2011, 392p.

Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente - um pão da amizade com o bilhete 'espero que você goste'. Junto, há um pacote de farinha, instruções de como fazer o pão e um pedido para que ele seja compartilhado com outras pessoas. Quando Julia conhece duas recém-chegadas à pequena cidade de Avalon, Illinois, ela desencadeia uma ligação ao oferecer a elas uma parte da massa. A viúva Madeline Davis está trabalhando para manter aberto o seu salão de chá, enquanto a famosa violoncelista Hannah Wang de Brisay está numa encruzilhada. Na cozinha do salão de chá de Madeline, as três mulheres firmam uma amizade que mudará suas vidas para sempre.

OUTUBRO

Espaço 308: 05 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 08 (3a.feira, 19h)


MORAIS, Richard C. Tradução de Beatriz Horta
viagem de cem passos
Rio de Janeiro, Record, 2012, 304p.

Esta obra narra uma jornada culinária, da exótica Índia à sofisticada Paris.
 A vida de Hassan Haji pode ser contada através de cheiros e sabores - a sua infância com aroma do curry e a confusão das ruas de Mumbai, a diversidade de sabores da Harrods de Londres, a refinada culinária francesa da cidadezinha de Lumière, nos Alpes. 

NOVEMBRO

Espaço 308: 09 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 12 (3a.feira, 19h)


HAFNER, Dorinda. Tradução de Renata Cordeiro
Sabores da África: receitas deliciosas e e histórias apimentadas de minha infância
São Paulo, Selo Negro, 2000, 176p.

Esta gostosa obra é um presente de Dorinda Hafner, apresentadora de uma série de TV sobre a culinária africana, para os leitores brasileiros. Um verdadeiro cardápio de histórias de vida desde a sua infância em Gana até o viver no Canadá e Austrália. O texto recheado de lendas, provérbios e cantigas recupera o humor da mulher africana.

DEZEMBRO

Espaço 308: 07 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 10 (3a.feira, 19h)

ONOFRE, Palmirinha
A receita da minha vida
São Paulo, Benvirá, 2011. 176p.

Nesta obra a culinarista Palmirinha Onofre, celebrizada por seus programas cheios de carinho e bom humor, procura contar um lado de sua vida pouco conhecido - fala sobre sua mãe, seu marido, da coragem de se separar, da luta para criar sozinha três filhas e também de quando foi desenganada pelos médicos ao ser diagnosticada com câncer e outros momentos.


*****
2014

JANEIRO

Espaço 308: 18 (sábado, 16h)





MAYES, Frances. Tradução de Waldea Barcellos
Sob o sol da Toscana
Porto Alegre, LPM, 2008, 304p.
versão pocket de título anteriormente publicado pela editora Rocco

Frances Mayes s apresenta aos leitores o mundo que descobriu quando comprou e reformou uma casa de campo abandonada no interior da Toscana. Seguindo a tradição de turistas famosos em visita à Toscana, ela refaz passeios de D.H. Lawrence e Henry James, e consulta o poeta Virgílio. Tão talentosa na cozinha quanto ao escrever sobre vinhos e culinária, Mayes também cria dezenas de receitas sazonais, todas elas incluídas no livro.

FEVEREIRO

Espaço 308: 15 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 18 (3a.feira, 19h)


HIRSCH, Sonia
Meditando na cozinha: crônicas e receitas
2a.ed., Rio de Janeiro, CorreCotia, 2001.176p.

Este livro traz dois anos da produção mais recente de Sonia Hirsch, com direito a um molhinho extra - 21 páginas de receitas e comentários, escritos especialmente para complementar as crônicas originais, elas trazem dicas que vão desde como preparar um jantar saudável a dois até como usar nabo ralado para tirar manchas.


MARÇO

Espaço 308: 15 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 18 (3a.feira, 19h)


POWELL, Julie. Tradução de Alice França
Julie & Julia
Rio de Janeiro, Record, 2009, 351p.

Insatisfeita com o emprego sem perspectivas e prestes a completar 30 anos, Julie decide mudar de vida e encara o desafio de executar as receitas do clássico livro da cozinheira Julia Child no prazo de um ano. Para relatar o feito, ela escreve um blog para uma plateia faminta por suas palavras digitadas, que misturam ingredientes e histórias de vida. A riqueza das centenas de pratos adoça seu cotidiano, e ela começa a experimentar a joie de vivre que lhe faltara por tantos anos. 

ABRIL

Espaço 308: 12 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 15 (3a.feira, 19h)


PARKIN, Gaile. Tradução de Helena Londres
Assando bolos em Kigali
São Paulo, Globo Livros, 320p.

Vinda da Tanzânia, sua terra natal, Angel Tungaraza acaba de se mudar para Ruanda com o marido, Pius, e os cinco netos, órfãos de seu filho e sua filha já falecidos. Apesar de quase sempre ter o que fazer, ela encontra tempo para realizar sua paixão: o pequeno e cada vez mais bem-sucedido negócio de fazer bolos em formatos únicos, criados especialmente para as festas e comemorações de seus vizinhos e dos amigos deles.

MAIO

Espaço 308: 10 (sábado, 16h)
Espaço Novo Mundo: 13 (3a.feira, 19h)


HARRIS, Joanne. Tradução de Gilson B. Soares
Chocolat
Rio de Janeiro, Rocco, 2007. 360p.

Neste romance, mãe e filha vão morar num vilarejo francês, com menos de 200 pessoas, e acabam causando um grande alvoroço ao abrir uma loja especializada em chocolates finos quase em frente à igreja - o que, por fim, acaba causando a inimizade do padre Reynard, que vê na mistura de aromas e sabores tentadores uma ameaça à moral e aos bons costumes de sua comunidade. Um livro delicioso e irresistível - como os chocolates de Vianne.

É fundamental que os participantes dos encontros leiam o livro com antecedência

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Roda de Leitura Chuva negra


Nos dias 03 e 05 de agosto, realizamos a discussão da leitura de Chuva negra, romance semidocumental de Masuji Ibuse, publicado inicialmente no Japão em 1965 e com 2 traduções aqui no Brasil: a primeira, realizada por Reinaldo Guarany e publicada pela editora Marco Zero em 1988 e a segunda, realizada por Jefferson  José Teixeira e publicada pela editora Estação Liberdade em 2011.

Em ambas as reuniões (no Espaço 308 e no Espaço Novo Mundo), comecei falando um pouco das diferenças das duas publicações:

  • Senti que a leitura da edição da Marco Zero foi mais fluida do que a atual, o que atribuo a dois fatores: na edição de 1989 houve o cuidado de se diferenciar graficamente o momento "atual" do romance dos relatos que compõem a maior parte deste, o que facilitou muito a diferenciação dessas situações. A edição atual não diferencia os vários relatos de sobreviventes do bombardeio do momento "atual", o que exige mais atenção ou releitura dos trechos onde há a mudança do foco
  • Em segundo lugar, senti a segunda tradução mais estrangeirizadora, o que causou uma fluência menor na leitura. Ou seja, senti que a leitura desta segunda tradução  mais "difícil" do que a leitura da primeira. E olhe que sou nikkey, neta de japoneses
A seguir falei da questão documental do romance pois o autor entrevistou vários sobreviventes do borbardeio de Hiroshima e leu vários de seus relatos. O grau de detalhamento das condições dos mortos, feridos e desabrigados não pode ter sido só imaginação do autor. Aliás, quando lemos um pouco a vida dos autores de nossos romances favoritos, percebemos que muito do que lemos é fruto de experiência de vida dos autores.

Consequência da pesquisa do autor foi como ele montou sua obra, mostrando aos leitores 5 relatos diferentes ao longo do romance, a saber:
  • Diário de Yasuko em agosto de 1945
  • Diário de um sobrevivente (do bombardeio), de Shigematsu Shimizu
  • Dieta de Hiroshima em tempos de guerra, de Shigeko Shimizu
  • Diário de Hiroshi Iwatake
  • Diário da doença de Yasuko
Outra coisa que chama a atenção é que o romance é montado em 2 tempos diferentes, ou seja, o romance começa com Shigematsu tendo dificuldades com sua sobrinha Yasuko, que não consegue se casar, por causa de boatos de que ela esteve na cidade de Hiroshima em 06 de agosto de 1945, de forma que agora estaria contaminada pela radiação. Depois de algumas negociações de casamento fracassadas, Shigematsu decide que uma boa forma de desmentir esses boatos é mostrar para a casamenteira os diários de Yasuko e o dele mesmo, como uma prova documental de que ela não estivera na cidade no dia, então não poderia estar contaminada. Shigematsu trata, então, de transcrever ambos os diários, com tinta, depois que sua esposa Shigeko chama-lhe a atenção para o fato de que documentos escritos a caneta esmaecem com o tempo. O relato de Shigematsu torna-se a espinha dorsal do romance.

Vemos então, a coexistência de dois tempos no romance, a saber:
  • O período de 06 a 14 de agosto de 1945, documentados pelos diários de Yasuko e Shigematsu
  • O período "atual", descrito no romance como sendo "4 anos e 10 meses" depois do bombardeio, ou seja, junho de 1950 (Matemática é bom para isso, minha gente; confesso, entretanto, que só fiz a conta hoje)
O romance é dividido em 20 capítulos, onde há alternância do tempo, ainda que alguns capítulos inteiros sejam a transcrição do Diário de Shigematsu.

Principalmente porque a recepção do leitor seja de que o romance é documental e, portanto, pretende ser um documento fidedigno dos acontecimentos passados, é muito perturbador perceber a dúvida de Shigematsu e Shigeko se eles devem omitir a parte do diário de Yasuko em que ela foi contaminada pela chuva negra radioativa. Fica a dúvida: seriam eles capazes de fraudar a documentação se eles não tivessem descoberto a doença da sobrinha, cujos sintomas, tão violentos, eram uma prova cabal de que ela fora contaminada? 

Ainda que as cenas das consequências do bombardeio descritas  no romance sejam extremamente chocantes, uma coisa que nos chamou a atenção é que, independente de todo o horror, as pessoas precisavam continuar com suas vidas, principalmente aquelas que, como Shigematsu, não foram tão atingidas. A despeito de tudo, para os sobreviventes, a vida continua: tanto durante aquele mês de agosto de 1945 quanto depois. Até hoje.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Patas de vaca com flores brancas em Cidade Jardim Cumbica

Como moro perto da Rodovia Presidente Dutra, pego ônibus num ponto à beira dessa rodovia para ir em direção a Penha ou Estação Armênia. Neste dia, meu destino era o bairro da Ponte Grande (direção Penha). Que sorte tive! Logo que cheguei  no ponto, apareceu um ônibus que ia direto para lá. Isso não acontece sempre.
Antes disso, tirei fotos destas maravilhosas patas de vaca (tanto as pequenas, infantas, quanto as grandes). É um fenômeno lindo: as patas de vaca florescem e depois geram as vagens, que caem no entorno da árvore mãe. Logo, logo, aparecem as árvores filhinhas, que, quando pequenas, parecem forração do solo. O que chamou a minha atenção é que algumas das árvores filhinhas também estavam florescendo. Uma visão linda, que a tarde ensolarada só enobreceu.









domingo, 4 de agosto de 2013

Curso introdutório de encadernação e papelaria artística no SESC Pompeia com Fernanda Brito


http://www.sescsp.org.br/aulas/8486_ENCADERNACAO+E+PAPELARIA+ARTISTICA+INTRODUCAO - Acesso em 04 de agosto de 2013



Introdução ao universo da encadernação aproximando os participantes das técnicas de costura, das características dos papéis e revestimentos, e das ferramentas utilizadas para a criação de cadernos artísticos.
Duração: 14 encontros

Inscrições:
Terça, 13/8, das 19h às 21h30: para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependente.
Quarta, 14/8, das 19h às 21h30: interessados em geral.


sábado, 3 de agosto de 2013

Mangueira na Ponte Grande

Encontrei esta mangueira linda quando fui ao Espaço 308, para realizar a Roda de Leitura do romance Chuva negra, do Masuji Ibuse. A Roda até aconteceu, com 2 pessoas. O importante é acontecer, não é mesmo? O bairro de Ponte Grande é bem antigo e sossegado e há muitas árvores lindas. Tenho certeza de que registrarei a existência de muitas delas, agora que visitarei a Ponte Grande uma vez por mês.